Intervenção do Psicomotricista

Jul 22, 2021 | Psicomotricidade

Na Psicomotricidade cada comportamento da criança é avaliado do ponto de vista Emocional, Cognitivo e Motor, e os objetivos encontram-se sempre dentro destas três grandes áreas!

Mas como? Vamos a um exemplo:
Imaginem a atividade que está na imagem em que a criança tem de construir uma torre com pequenos blocos de madeira de acordo com a sequência de cores que o terapeuta lhe dá no início. Parece algo tão simples. Mas o que tem realmente a criança de fazer para conseguir realizar esta atividade?

Ora bem, vamos lá ver:
Domínio Cognitivo – interpretar o que lhe é pedido, memorizar a sequência de cores, identificar as cores (discriminação visual), saber onde estão as peças e o que fazer para as apanhar (se estão mais longe ou mais perto da mão, terá de esticar mais ou menos o braço para as alcançar), saber em que posição e direção deve colocar as peças (orientação espacial) e saber em que local da torre deve colocar as peças sem que esta caia (raciocínio lógico);

Domínio Motor – controlar o corpo e os seus movimentos (controlo postural e equilíbrio), coordenar os movimentos olho-mão, e ter destreza nos movimentos finos (mãos e dedos);

Domínio Emocional – regulação emocional, ou seja, controlar os impulsos e a frustração para ser capaz de se manter calma e concluir a tarefa até ao fim, mesmo que não consiga fazê-lo à primeira.

Ainda parece simples? Todas estas áreas estão envolvidas! O Psicomotricista avalia e intervém no desenvolvimento da criança como um todo e têm intencionalidade por detrás de cada atividade que realiza.”

Partilhar

Blog

Workshop PlayMENTO | 1ª edição Online | 12 Março 2022

Workshop PlayMENTO | 1ª edição Online | 12 Março 2022

O Workshop PlayMENTO conta com uma forte componente prática sustentada pelo conhecimento sobre as emoções na infância, e vai ajudá-lo a descobrir como tirar o melhor partido deste incrível recurso para ajudar as suas crianças e jovens a crescerem com maior consciência emocional!