A Psicomotricidade (ou Terapia Psicomotora) é uma terapia que promove o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional da criança e do adolescente, atuando sobre a regulação do seu comportamento e potenciando os processos de aprendizagem e autonomia através do corpo e do movimento.
Desde o nascimento que a criança se expressa e se relaciona através do corpo, sendo este o meio de comunicação com o mundo que a rodeia. É através do corpo, do gesto, do movimento e das posturas que a criança comunica, mesmo antes de adquirir a linguagem verbal, expressando as suas motivações, interesses e necessidades.
Podemos então dizer que o corpo funciona como um “gravador” que regista todas as experiências e aprendizagens da criança, os seus movimentos e gestos, as suas relações e emoções, aquilo que é prazeroso ou lhe causa desconforto. É também através do corpo em ação, em movimento e pelo brincar que a criança aprende a relacionar conceitos, a relacionar-se com o espaço, a interagir com os outros e a (re)conhecer-se a si própria.
À medida que vai crescendo, a criança fica cada vez mais consciente de si e do seu corpo, tendo mais controlo sobre ele, tornando-se mais intencional nas suas ações, e esta integração corpo-mente é uma “peça” fundamental para que cresça saudável.
Muitas vezes, é difícil para as crianças e adolescentes colocar em palavras o que sentem, pois têm menos capacidade de reflexão sobre si, sobre o que sentem e sobre o seu comportamento. Nestes casos, verifica-se uma grande expressão de sintomas através do corpo, seja através de comportamentos mais externalizados (ex.: agitação psicomotora, alterações de comportamento), ou por comportamentos mais internalizados (ex.: inibição psicomotora). E é exatamente aqui que a intervenção da Psicomotricidade se torna necessária e fundamental.
Na sua intervenção, o psicomotricista utiliza como ferramentas o jogo psicomotor, técnicas expressivas e técnicas de relaxação e de consciência corporal.
Na vertente clínica de atuação, um Psicomotricista pode ajudar em situações em que a criança evidencia os seguintes sinais:
Através de:
Tais como:
A primeira consulta de Psicomotricidade é realizada apenas com a família para levantamento das dificuldades sentidas, assim como dados sobre o desenvolvimento psicomotor da criança e sobre os diferentes contextos onde se encontra.
A intervenção psicomotora inicia-se após uma avaliação do desenvolvimento psicomotor da criança, e desenvolve-se de acordo com o plano terapêutico definido em conjunto com a família.
Atualmente realizo consultas de Psicomotricidade em Aveiro e Coimbra.